Os líderes são os mais importantes agentes de mudança dentro das empresas. Quando um líder perde sua habilidade em implementar mudanças, perde sua razão de existir. Conforme disse Peter Drucker: “Você não pode gerenciar mudanças, somente estar a sua frente”.
Fica claro então que o líder tem que ser alguém com os olhos no futuro e os pés bem firmes no presente. Ele precisa saber para onde as coisas estão indo, para onde devem ir e, observando as tendências, antecipar-se, agindo no momento presente. Cabe aos líderes avaliar e melhorar sempre, por isso, eles precisam estar muito próximos as suas equipes e buscar exercer, de maneira legítima, a liderança necessária para o êxito de sua função.
O líder deve atuar como um guardião e promotor dos valores da organização. São esses valores que permitirão criar uma cultura de excelência. De acordo com uma pesquisa realizada pela Malcom Bladrige National Quality Award nos Estados Unidos, instituição semelhante à nossa Fundação Nacional para a Qualidade, os valores organizacionais fundamentais são:
1 Liderança e constância de propósitos;
2 Visão de futuro;
3 Foco no cliente e no mercado;
4 Responsabilidade social e ética;
5 Decisões baseadas em fatos;
6 Valorização das pessoas;
7 Abordagem por processos;
8 Foco nos resultados;
9 Inovação;
10 Agilidade;
11 Aprendizagem organizacional;
12 Visão sistêmica.